Radio Boa Nova

[

Listen Live

]

A Rádio Boa Nova nasceu a 19 de Março de 1986 ( Dia do Pai ). A ideia havia surgido algum tempo antes numa reunião em casa do Sr. Dr. António Fonseca Tavares (ele que sempre foi grande entusiasta do rádio amadorismo) onde, em conjunto com o Sr. Padre Sertório Baptista e o Sr. Padre António Borges de Carvalho, desenvolveram o tema e logo, por consenso geral, a apadrinharam, dando-lhe o nome de Rádio Boa Nova . O primeiro emissor foi obra artesanal de mais um entusiasta, António Dias, sendo as primeiras emissões transmitidas do quinto andar do Pr... See more

501843019
Avenida Calouste Gulbenkian - 3400-060 Oliveira do Hospital
last update
[2023-02-09 18:46:28]
Views:
6
2023-12-09 00:50:20
Rádio legal, sempre ouço você, principalmente no trabalho!
Reply
Report
A Rádio Boa Nova nasceu a 19 de Março de 1986 ( Dia do Pai ). A ideia havia surgido algum tempo antes numa reunião em casa do Sr. Dr. António Fonseca Tavares (ele que sempre foi grande entusiasta do rádio amadorismo) onde, em conjunto com o Sr. Padre Sertório Baptista e o Sr. Padre António Borges de Carvalho, desenvolveram o tema e logo, por consenso geral, a apadrinharam, dando-lhe o nome de Rádio Boa Nova .

O primeiro emissor foi obra artesanal de mais um entusiasta, António Dias, sendo as primeiras emissões transmitidas do quinto andar do Prédio Areias, em cujo topo foi montada a antena, emitindo de segunda a sexta das 19:00 à 1 da madrugada, aos Sábados e aos Domingos das 9 até às 24:00, fazendo já na altura a cobertura dos jogos de futebol disputados em Oliveira do Hospital, assim como a transmissão da Eucaristia desde a Igreja Matriz, facto que ainda hoje mantém (com outras condições técnicas, naturalmente). Depois suspendeu a emissão, enquanto decorreu o processo de licenciamento, , já com personalidade jurídica em forma de Cooperativa. numa altura em que passou a ter 2 estúdios (1 de emissão e um de gravação) no edifício (cedido pela Câmara Municipal) que, remodelado anos mais tarde, viria a receber a Casa da Cultura,

Reinicia em 19 de Março de 1989 as suas emissões regulares, já legalizada e com alvará atribuído, e isso graças à colaboração do Arciprestado, das Fabricas das Igrejas da nossa região, e de muitas pessoas, homens e mulheres de boa vontade, que contribuíram para o desenvolvimento da rádio, tornando-se seus cooperantes. Montou o Centro Emissor na Catraia de S. Paio, por cima do depósito de armazenamento de Água, com emissor novo e 2 antenas dipolares, com emissão em estereofonia e já algum equipamento profissional.

Os estúdios passaram no ano seguinte para instalações na Zona Industrial, adaptadas para o efeito, onde ainda se mantêm, com a ligação ao centro emissor por feixe hertziano (numa primeira fase o emissor esteve ainda a trabalhar desde aí, mas com perda da capacidade de difusão optou-se por voltar para a Catraia de S. Paio, onde esteve até Maio de 2005).

Já em 1990 adopta a emissão 24 horas por dia, factor beneficiado pela introdução 2 anos mais tarde com um sistema informático e gravação digital, isto já com o apoio na radiodifusão da PubliChoupal do empresário Manuel Gonçalves Alves.

Em 2002, por via do final do contrato que nos ligou a essa empresa, a Cooperativa volta a gerir totalmente o espaço de radiodifusão, assim como toda a área financeira, e procede nessa data ao inicio de nova fase de actualização de equipamento, acompanhada por mudanças a nível de programação, com clara aposta na informação local e regional.

Nesse ano remodelou o equipamento dos estúdios, no ano seguinte equipamento de exterior e de reportagem, e desde Maio de 2005 o centro emissor ficou instalado no Senhor das Almas, a fim de reduzir alguns problemas de captação em zonas do nosso Concelho. Esse Centro Emissor foi equipado com 3 novas antenas, novo emissor e sistema de comutação que permite, no caso de falha do equipamento principal, o arranque automático de um sistema alternativo (antigo emissor).

Dispõe de RDS desde 2003 e está na internet com esta página desde o final de 2003, altura em que cria o seu novo logotipo, consentâneo com a realidade de uma rádio actual. Em 2004, fomos distinguidos como o melhor site de Rádio no distrito de Coimbra, a que não ficou alheio a actualização diária das noticias. Em 2005, entre 7 nomeados, voltamos a ser distinguidos com esse "galardão". Um outro marco foi o inicio da transmissão "on-line" na, merecidamente, apelidada de auto-estrada da informação, o que aconteceu pelas 19:00 de 23 de Janeiro de 2006 ao abrigo do Projecto ROLI, a dois meses de comemorar os 20 anos de existência.

Hoje é uma rádio generalista, com 4 noticiários diários, com o mínimo de duas horas de emissão diária de informação, debate ou entrevista, voltada para o desenvolvimento do concelho e Região, trabalhando com emissão própria, 24 horas por dia, contando com 40 colaboradores, 90% dos quais em Voluntariado, num projecto de e para as pessoas.
© LogFM.com, 2009-2024 (2024-03-26,07:36:42)