Radio Dueça

[

Uma estação para todas as horas!

]

Quando no início da década de 80, a Câmara Municipal de Miranda do Corvo decidiu transformar o espaço envolvente do Edifício da Câmara, e construir um Jardim Municipal que dignificasse e embelezasse o espaço nobre do centro da Vila, tomou a decisão de sonorizar aquele espaço, permitindo assim tornar mais agradável a permanência das pessoas no local. Após a conclusão desta fase, para além de se ouvir vários postos de rádio, ou música seleccionada para o efeito, foi levantada a hipótese de, uma vez que existiam os meios, existir programas locais,... See more

+351239532397
Rua de S.Mateus, 1 3220-195 MIRANDA DO CORVO
last update
[2023-12-21 07:29:18]
Views:
7
2024-02-02 21:21:31
Ouvindo da Nova Zelândia, de onde vêm aqueles kiwis fofos e deliciosos.
Reply
Report
Quando no início da década de 80, a Câmara Municipal de Miranda do Corvo decidiu transformar o espaço envolvente do Edifício da Câmara, e construir um Jardim Municipal que dignificasse e embelezasse o espaço nobre do centro da Vila, tomou a decisão de sonorizar aquele espaço, permitindo assim tornar mais agradável a permanência das pessoas no local.

Após a conclusão desta fase, para além de se ouvir vários postos de rádio, ou música seleccionada para o efeito, foi levantada a hipótese de, uma vez que existiam os meios, existir programas locais, aos domingos, realizados por várias pessoas que se manifestassem interessadas.

Estava dado o primeiro passo para a criação de um posto de rádio em Miranda do Corvo.

Após um período de planeamento, testes e acertos, no dia 4 de Agosto de 1984, foi possível ouvir pela primeira vez no éter os sons experimentais da Rádio Dueça / Associação Rádio Livre de Miranda do Corvo.

Com pequenos passos, foi-se avançando no tempo, num período em que ouvir a ‘’nossa’’ Rádio era qualquer coisa de extraordinário e fascinante. Com pouco tempo de existência, cerca de cinco anos, tornou-se óbvio que o sonho se tinha tornado realidade e que era chegada a hora de crescer ainda mais.

Coincidindo com a vontade de crescer concretizou-se o desejo da aprovação do Decreto Lei que possibilitaria a existência legal das Rádios Locais em Portugal, e para que tal fosse possível seria preciso parar por completo as Emissões, preparar enormes processos burocráticos, apresentar candidaturas e por fim aguardar as decisões das Autoridades que detinham o poder de atribuição de Alvará de Radiodifusão.

Em Dezembro de 1989 a Rádio Dueça / Associação Rádio Livre de Miranda do Corvo, emitiu pela ultima vez.

Em Junho de 1990, a Rádio Dueça, Rádio Local de Miranda do Corvo quebrava o silêncio, e iniciava um novo ciclo de existência.

Num Concelho onde as possibilidades de evoluir economicamente eram escassas e em que o mercado comercial para exploração era mínimo, tornou-se uma missão quase impossível levar a Rádio a bom porto, mesmo assim, das 6 horas de emissão iniciais a Rádio Dueça foi alargando o seu tempo de emissão, recorrendo sempre aos colaboradores que nunca foram remunerados pela realização de programas, estabelecendo protocolos com outras Estações de Rádio no sentido de obter Serviços Noticiosos de âmbito Nacional e Internacional, ( Rádio Press, e RDP - Antena 1 e Antena 3 ), garantindo esta última também emissão nocturna.

Emitindo já 16 horas diárias, com produção própria, e garantindo 2 postos de trabalho efectivos e um em tempo parcial, em 1996, a Rádio Dueça começa a sentir graves problemas, quer em termos de subsistência, quer em termos de manutenção de qualidade de emissão, este ultimo mercê de um acidente provocado por uma forte descarga eléctrica que danificou irremediavelmente grande parte do equipamento de emissão e de estúdio.

Desde a sua aprovação como Rádio Local, a Rádio Dueça, por imperativos processuais, ficou ligada à Cooperativa Mirante, detentora do Alvará e proprietária do Jornal Mirante, no entanto era desejo dos colaboradores da Rádio Dueça criar uma estrutura especificamente vocacionada para a radiodifusão levando um grupo de colaboradores em 1997 à criação da Rádio Dueça Informiranda, Cooperativa de Responsabilidade Limitada, vocacionada exclusivamente para a gestão e desenvolvimento da Rádio possibilitando assim a reestruturação da Rádio e a prossecução dos seus objectivos como Rádio Local, tendo para tal sido lavrado um acordo com a Cooperativa Mirante no sentido de se proceder à transferência do Alvará para a nova Cooperativa.

Não foi com a criação de uma nova Cooperativa que se afastaram os problemas, antes pelo contrário, as adversidades não pararam, e foram travadas lutas constantes para a resolução dos problemas.

Entre 1998 e 2001, apesar dos pesares, a Direcção da Rádio Dueça levou a cabo algumas iniciativas que possibilitaram o relativo equilíbrio da Rádio, e através do recurso a um Programa de apoio da Dueçeira, (Programa Comunitário LEADER II), conseguiu adquirir equipamento de emissão adequado às novas realidades, quer em termos de emissão geral quer de emissão entre os Estúdios e o Centro Emissor, equipar os estúdios de produção com novos suportes técnicos e regularizar a situação processual da Estação .

Só no dia 18 de Dezembro de 2002 foi Transferido oficialmente por deliberação da Alta Autoridade para a Comunicação Social o Alvará de Radiodifusão da Cooperativa Mirante para a Rádio Dueça Informiranda CRL, concretizando-se assim um dos objectivos mais aspirados pela Cooperativa e colaboradores.

Ao longo dos anos, a Rádio Dueça teve Colaboradores/ Realizadores, um pouco de toda a parte, de Miranda do Corvo, das Freguesias do Concelho, das Escolas, de Associações e Instituições, de fora do Concelho, (sendo de ressalvar as pessoas que se deslocam propositadamente à sua custa apenas para vir colaborar connosco), daqueles que à partida demonstravam não ter grandes aptidões para desenvolver a actividade de Rádio, contam-se pelos dedos de uma mão os que não adquiriram conhecimentos mínimos para levar a cabo os seus projectos. Se a Rádio Dueça não formou futuros profissionais para o sector, pelo menos ajudou a moldar personalidades e a formar civicamente alguns colaboradores que à data de entrada na Rádio mais não eram do que crianças crescidas com vontade de fazer coisas diferentes.

A Rádio Dueça colaborou nos últimos dois anos com Estabelecimentos de Ensino Profissional, administrando Estágios e Acções de Formação em Contexto de Trabalho nas áreas técnica e de produção.

Chegou 2002 com alguns dos mesmos problemas de sempre, provavelmente o maior de todos seria a necessidade de instalar a Rádio em situação condigna e estável.

Apesar disso, é também em 2002 que atingimos a maioridade, a Rádio Dueça existe à 18 anos, e espera continuar a existir, para tal é necessário reconhecer o trabalho desenvolvido ao longo dos anos e apoiar a Rádio Local de Miranda do Corvo.

Ao longo de 18 anos, a Rádio Dueça deve ter sido das entidades mais activas de entre Associações e Colectividades do Concelho de Miranda do Corvo, esperando continuar a levar até ao público em geral os resultados do seu trabalho, sem nunca descurar a evolução de meios e pessoas, alargando os seus objectivos e contribuindo para o desenvolvimento do Concelho de Miranda do Corvo.

O Ano de 2003 foi um ano de mudança, no qual depositámos fortes esperanças no sentido de melhorar-mos a oferta de serviços e conteúdos, formar mais colaboradores e receber do público o reconhecimento que merecemos.

Os anos de 2004 e 2005 foram anos de consolidação, alargar horizontes e abraçar novos desafios, tais como a parceria de serviços com a Rádio Asas da Beira e a integração no projecto do Grupo RDS.

Produções realizadas e co-realizadas pela Rádio Dueça

Transmissões de eventos desportivos

Cobertura do C.A. Mirandense

Cobertura da A.A. de Coimbra ( Académica )

Cobertura Oficial do Rallye de Portugal 1991,92,93 e 94

Cobertura de Provas Regionais de Rallye (Algumas organizadas pela Rádio Dueça )

Cobertura e organização de provas de Karting

Emissões conjuntas de âmbito Nacional com a Antena 1 – Rádiodifusão Portuguesa, Rádio Press

Colaboração no Programa Feira Franca – Antena 1

Emissão directa com transmissão internacional para Rádio Voz de Macau, com o alto patrocínio da Fundação Oriente

Emissão Directa com difusão internacional para Rádio Alfa de Paris.

Emissão directa, produzida e difundida do Instituto de Almalaguês.

Coberturas de eventos Religiosos.

Produção e emissão directa de programas realizados em colectividades do Concelho.

Cobertura Noticiosa local e regional.

Realização de cursos de formação técnica e de produção de Rádio.

Apoio de antena a entidades particulares e oficiais, em situações de risco e de prevenção no âmbito de acções de protecção civil.

Acolhimento de visitas de estudo levadas a efeito por estabelecimentos de ensino.

Acolhimento de formandos oriundos de Escolas Profissionais para estágio ou acções de formação.
© LogFM.com, 2009-2024 (2024-03-26,07:37:34)